Loading...
Notícias

O CCVnA/ Pequenos Cientistas realizou, no dia 18 de dezembro, atividades STEM de Robótica na Escola EB1/JI Feliciano Oleiro

No dia 17 de dezembro o Projeto Pequenos Cientistas, patrocinado pelo Clube Ciência Viva na Anselmo (CCVnA), deslocou-se à Escola EB1/JI Feliciano Oleiro, das 9h40 às 11h, para realizar atividades STEM de Robótica. Nesta atividade os alunos do 12ºA (Opção de Física), do Projeto Pequenos Cientistas/CCVnA, realizaram atividades de iniciação à Robótica (utilizando 7 Kits da Lego Spike e 7 PC) nas turmas do 4ºA (Professora Rosa Santos) e do 4ºB (Professora Fátima Mourão). Esta atividade foi Coordenada pelos Professores João Gonçalves (Coordenador do Projeto Pequenos Cientistas) e Luís Pedro (Coordenador do CCVnA).  

As atividades de robótica têm como principais objetivos promover a aprendizagem prática e interativa em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para alunos do 1º ciclo. Aqui estão alguns dos objetivos centrais:

  1. Desenvolvimento de competências do Século XXI: As atividades são projetadas para ensinar competências essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipa. Essas competências são fundamentais para o sucesso futuro dos alunos.
  2. Aprendizagem Prática e Interativa: A metodologia usada promove a aprendizagem ativa, onde os alunos podem construir e programar robots, permitindo que experimentem conceitos de engenharia e programação de forma lúdica e envolvente.
  3. Estimulação da Criatividade: O uso de kits de robótica incentiva a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos explorem as suas ideias e construam soluções únicas para desafios propostos.
  4. Preparação para o Futuro: Ao introduzir os alunos ao mundo da robótica e da programação desde cedo, as atividades visam prepará-los para um futuro onde essas competências serão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.