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CCVnA/Curso Profissional TIS: Cenário de Aprendizagem A “Corrida da Pulga” e a Termodinâmica

Nos dias 29/11/24 e 3/12/24, com o patrocínio do CCVnA, foi desenvolvido o Cenário de Aprendizagem “A Corrida da Pulga e a Termodinâmica”, com a turma do 11ºF (do Curso Profissional de Técnico/a de Informática – Sistemas) na disciplina de FQ (Professor Luís Pedro). Neste cenário de aprendizagem foram utilizados os 7 Kits Lego SPIKE e 7 PC, do acervo do CCVnA. O cenário de aprendizagem teve a seguinte estrutura:  

  1. Introdução ao Projeto: o projeto da “Corrida de Pulga” utilizando o sistema LEGO SPIKE foi uma excelente oportunidade para integrar os conceitos de Termodinâmica e Engenharia num ambiente de aprendizagem prática. Os alunos puderam explorar como a energia é transformada e utilizada para mover um robot o que os levou a pensar criativamente sobre o design e a eficiência energética.
  2. Objetivos da Aprendizagem: 
  1. Compreensão da Energia: Os alunos aprenderam sobre diferentes formas de energia, como a energia cinética e a energia potencial, e como essas energias se relacionam com o movimento do robot.
  2. Aplicação da Termodinâmica: Através da construção e programação do robot, os alunos puderam observar como a energia é transferida e transformada, refletindo sobre os princípios da Termodinâmica, como a conservação da energia e a eficiência dos sistemas.
  1. Atividades Propostas:
  1. Construção do robot “Pulga”: os alunos projetaram e construíram múltiplos protótipos do robot utilizando peças LEGO;
  2. Propor o desafio de melhorar o protótipo para que se movimente em linha reta e com maior velocidade.
  1. Programação e Testes: Utilizando o software do LEGO SPIKE, os alunos programaram o robot para realizar a corrida (contrarrelógio). Os alunos testaram diferentes configurações e registaram os resultados, analisando como as mudanças no design afetam a performance do robot.
  2. Análise de Dados: após as corridas (contrarrelógio), os alunos registaram dados sobre a distância percorrida e o tempo gasto, calcularam a velocidade média e analisaram a eficiência do robot. 
  3. Discussão e Reflexão: no final do projeto, os alunos refletiram sobre o que aprenderam em relação à Termodinâmica e como isso se aplica ao mundo real e tiveram a oportunidade de responder às seguintes questões:
  1. Como a energia é utilizada em diferentes sistemas?
  2. Quais foram os desafios enfrentados ao tentar maximizar a eficiência do robot?
  3. Como a compreensão da Termodinâmica pode influenciar o design de máquinas e robots no futuro?

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