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Uma escola mais verde e azul

No passado dia 11 de junho, foi realizado na sala Multiusos o terceiro e último conselho Eco-escolas e Escola Azul, deste ano letivo, com a colaboração preciosa dos nossos Embaixadores do Ambiente, da representante da Câmara de Almada, da representante dos Pais e Encarregados de Educação e da representante do Pessoal não docente e, claro que não podia faltar, a dos coordenadores e subcoordenadores dos programas Eco-escolas e Escola Azul.

Nesta última reunião fez-se o balanço final das atividades do plano de ação Ecoescolas e Escola Azul e anotou-se as sugestões das atividades propostas para o ano letivo 2024/25. Este balanço incluiu os projetos e atividades desenvolvidas na escola no âmbito do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, coordenados pelos professores das várias disciplinas e de vários níveis de escolaridade, assim como pelos Clubes em funcionamento neste ano letivo. 

Desta forma, apresentou-se as atividades elaboradas de acordo os temas obrigatórios do programa Eco-escolas – resíduos, água e energia – e os temas complementares- Alimentação saudável e sustentável; Mar; Agricultura Biológica; Florestas e Cidadania.

Entre os projetos em que a escola se inscreveu destacaram-se os seguintes: Ecovalor “Separa e ganha”, Depositrão, Campanha GreenCork, o Canetão, Negawatt, NauticinBlu, Monitorização Costeira, Literacia para a Floresta e, há semelhança de anos anteriores, o Projeto Hortas Biológicas e Pedagógicas. Deu-se destaque a várias campanhas de limpeza, tanto costeiras como dentro da escola, assim como campanhas de proteção das florestas, como por exemplo, a eliminação dos chorões e a plantação de árvores autóctones. No âmbito da alimentação Saudável e Sustentável, destacaram-se as atividades como o Jogo da Dieta Mediterrânica e o Workshop “Chef de Serviço”. Este balanço foi procedido pela apresentação da versão final do cartaz Eco-código, com as frases que regularam estes programas de Educação Ambiental. 

No final fez-se o levantamento de sugestões para o ano letivo 2024/2025, por todos os intervenientes do conselho Eco-escolas, realçando-se as seguintes: dar continuidade aos vários projetos como na semana da limpeza costeira da Fundação Oceano Azul; estender as campanhas de limpezas a parques e zonas urbanas; fazer uma instalação artística com os resíduos recolhidos; cada turma fazer cartazes de sensibilização para a separação correta de resíduos ou ecopontos que estarão na sua sala de aula/bloco; fazer cartazes de sensibilização para a poupança de água e de papel nas casas de banho; workshop sobre a compostagem para os embaixadores do ambiente; marcação de reuniões/ sessões intercalares para os embaixadores do ambiente ou ter uma plataforma digital de comunicação.

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