No dia 9 de abril realizou-se, no âmbito do estágio pedagógico do formando Miguel Barbeiro (estagiário a cumprir a sua Prática de Ensino Supervisionada na Anselmo de Andrade, orientada pela professora cooperante ao abrigo do protocolo estabelecido com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) a visita de estudo da turma B do 8º ano à Mata Nacional dos Medos.
Esta visita foi organizada com a colaboração da Câmara Municipal de Almada e dinamizada pela Biodiversity4all foi uma importante forma de promover o contato dos alunos com o ecossistema que serviu de base ao estudo do fluxo de energia nos ecossistemas, permitindo estabelecer o contato direto e experiencial tão valioso nas ciências para promover uma maior motivação nos alunos.
Apesar da visita ser guiada, a guia adequou a visita ao contexto curricular (fluxo de energia nos ecossistemas). Os alunos foram estimulados a recolher informações para o trabalho a realizar sobre este local: um plano de ação que combata as ameaças antrópicas que sejam dominantes.
Esta visita contribuiu para o desenvolvimento de Aprendizagens Essenciais específicas da disciplina mas, também, para aprendizagens transversais:
- Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
- Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados.
- Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza.
- Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos.
Foi uma tarde bem passada em que os alunos se divertiram a aprender.
Os professores responsáveis: Élia Martins e Miguel Barbeiro