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Visita de estudo do 8ºA ao Parque da Paz

No dia 28 de fevereiro realizou-se, no âmbito do estágio pedagógico da formanda Helga Ribeiro (estagiária a cumprir a sua Prática de Ensino Supervisionada na Anselmo de Andrade, orientada pela professora cooperante ao abrigo do protocolo estabelecido com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) a visita de estudo da turma A do 8º ano ao Parque da Paz.

A escolha pelo Parque do Paz, recaiu no facto de ser um parque urbano e um ecossistema de relevância próximo da escola, onde é possível identificar diferentes seres vivos (biodiversidade) e estabelecer relações bióticas e abióticas, fundamentais à construção e interpretação de cadeias e teias tróficas. Esta visita apresentou um caráter exploratório, orientada para a resolução de problemas, ao longo da qual os alunos foram orientados através de um guião com tarefas a serem concretizadas no local.

Na 1ª parte tivemos uma visita guiada, através do percurso EBIO – Estação de Biodiversidade. Esta etapa da visita decorreu sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Almada e da Associação BioDiversity4All, no âmbito do projeto EBio Parque da Paz. 

 

Na 2ª parte, estimulou-se a rResolução do problema: cada grupo de trabalho procedeu ao preenchimento do guião de campo, executando o desafio proposto – identificar e registar fotograficamente o maior número possível de espécies (biodiversidade) existente no microambiente em estudo, pertencentes a níveis tróficos distintos.

Esta visita contribuiu para o desenvolvimento de Aprendizagens Essenciais específicas da disciplina mas, também, para aprendizagens transversais:

  • Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados.  
  • Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza.  
  • Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos.  

Foi uma tarde bem passada em que  os alunos se divertiram a aprender.

As professoras responsáveis: Élia Martins e Helga Ribeiro

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