Loading...
Notícias

Visita de estudo do 8ºA ao Museu da Água

No dia 13 de março realizou-se, no âmbito do estágio pedagógico da formanda Helga Ribeiro (estagiária a cumprir a sua Prática de Ensino Supervisionada na Anselmo de Andrade, orientada pela professora cooperante ao abrigo do protocolo estabelecido com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) a visita de estudo da turma A do 8º ano ao Museu da Água, em Almada

O Museu da Água de Almada foi escolhido pela proximidade à escola e pelo fator novidade, uma vez que foi inaugurado em outubro de 2023. Esta visita apresentou um caráter interativo, sendo orientada, numa primeira fase, pelo guia do museu, seguida de um momento de exploração livre por parte dos alunos. 

As visitas de estudo a Museus de ciência são ferramentas indispensáveis a uma aprendizagem efetiva e significativa, propiciando aos alunos um ambiente de aprendizagem interativo, uma vez que os convidam a interagir com as exposições, pelo que o conhecimento pode ser construído num contexto prático e criativo. 

Neste caso particular, o Museu da Água de Almada, situado no Reservatório de água do Pragal, é um espaço de sensibilização ambiental, uma vez que na nave principal dispõe de várias estações dedicadas a temas relevantes acerca do ciclo da água como “a pegada hídrica e o consumo da água invisível”, “o ciclo natural da água”, “o ciclo urbano da água” e “a forma como a água chega às torneiras”. O museu apresenta uma grande diversidade de equipamentos educativos, contando com vários módulos digitais e jogos didáticos.

Os alunos não dispuseram de guião de campo, mas na aula prévia foram apresentados os objetivos da visita, bem como as tarefas a concretizar no seu âmbito. 

 

Esta visita contribuiu para o desenvolvimento de Aprendizagens Essenciais específicas da disciplina mas, também, para aprendizagens transversais:

  • Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
  • Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, experimentais, de campo – e planeadas para procurar responder a problemas formulados.  
  • Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza.  
  • Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos

 

Foi uma tarde bem passada em que  os alunos se divertiram a aprender.

As professoras responsáveis: Élia Martins e Helga Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.