No dia 3 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data crucial para promover a inclusão e consciencialização sobre as diversas limitações que existem na sociedade. É um momento para reafirmar o compromisso de respeitar todas as pessoas, independentemente das suas capacidades, e combater preconceitos que ainda possam persistir.
Placard:
Na Escola Anselmo de Andrade, um grupo de professoras de Educação Especial uniu esforços com a Unidade de apoio a alunos com multideficiência, para realizar uma atividade comemorativa deste dia especial. O objetivo era sensibilizar os alunos e destacar a importância de tratar todas as pessoas com respeito, sem quaisquer preconceitos.
Uma das iniciativas foi a criação de um placard em papel cenário, que se tornou uma expressão viva da diversidade presente na escola. Cada aluno teve a oportunidade de deixar a sua marca, literalmente, ao colocar a mão em tinta e descrever, numa única palavra, o significado do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para si.
O resultado foi um placard colorido e cheio de significado, refletindo as perceções únicas de cada aluno sobre a importância deste dia. Esta atividade não envolveu apenas os alunos, mas também os levou a refletir sobre a diversidade e a valorizar a individualidade de cada pessoa.
Curtas Metragens:
Foi realizado no Agrupamento outra iniciativa tendo como base apresentar duas curtas metragens (uma dirigida a alunos do pré escolar e 1º ciclo e outra para os alunos do 2º e 3º ciclo) com o intuito de os sensibilizar para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o intuito de enfatizar a relevância de abordar todas as pessoas com respeito, sem discriminação e promovendo um diálogo enriquecedor sobre a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência no ambiente escolar e na sociedade em geral.
A escolha de utilizar curtas-metragens como ferramenta, para abordar a temática do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o propósito de criar uma experiência visual e emocional e de proporcionar aos alunos uma oportunidade única de reflexão. Os filmes selecionados foram cuidadosamente escolhidos para transmitir mensagens sobre empatia, compreensão e aceitação. O evento não apenas sensibilizou os alunos para a realidade das pessoas com deficiência, mas também para estimular a reflexão sobre a inclusão, como valor essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além disso, a iniciativa contribuiu para fortalecer os laços entre os alunos, criando um espaço seguro para compartilhar experiências e aprender uns com os outros. A promoção do respeito e da compreensão mútua torna-se uma prioridade, fomentando uma cultura escolar inclusiva que se estende para além das fronteiras da sala de aula. Assim, a realização desta atividade proporcionou não apenas um momento de consciencialização, mas também plantou sementes para o desenvolvimento de uma cultura escolar que valoriza a diversidade, promove a inclusão e prepara os alunos para serem cidadãos ativos numa sociedade plural e inclusiva.
Pré Escolar e 1.ºCiclo – Ouriço
https://youtu.be/Icx7hBWeULM?si=BM02qQgHTaKipiHl
2.ºCiclo, 3.º Ciclo e Secundário – Fitas
https://www.youtube.com/watch?v=i5IPiYpANVs&t=1s
Conclusão:
Estas iniciativas em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência destacam-se na relevância de promover a inclusão e combater preconceitos na nossa sociedade. A primeira iniciativa, além de colorir um placard, coloriu também os corações dos envolvidos, deixando uma marca duradoura de respeito e compreensão. A segunda iniciativa, pretende -se sensibilizar os alunos para promover uma reflexão prévia antes de criticar os outros. Que esta colaboração seja um lembrete constante de que a diversidade é uma riqueza que nos enriquece a todos.