Os alunos de Biologia das turmas 12.º A e 12.º B participaram no dia 20 de novembro de 2023, em aulas laboratoriais, no âmbito do projeto Criar Saberes da Universidade Lusófona, em Lisboa.
No âmbito deste programa, os alunos, divididos em dois grupos, participaram nas seguintes atividades laboratoriais:
– “Desenvolvimento embrionário do pinto – organização básica dos vertebrados”, atividade na qual os alunos assistiram à abertura de ovos fertilizados de galinha em diferentes fases de desenvolvimento, observando o método de isolamento do embrião a partir da gema do ovo. As imagens destes embriões vivos permitiram distinguir alguns fenómenos pertinentes como a diferenciação do coração, o início do batimento cardíaco, o início do desenvolvimento cerebral, etc. Os alunos puderam treinar a técnica aprendida.
“Microbiologia dos alimentos”, atividade em os alunos experimentaram algumas das técnicas básicas de um laboratório de microbiologia e as suas aplicações, aprendendo como se isolam, como se cultivam e como se identificam vários tipos de microrganismos obtidos de várias amostras e a conhecer um pouco mais os microrganismos que nos rodeiam. Concretamente, foi feita a análise microbiológica de iogurte e kefir com a técnica de coloração gram e observação microscópica.
Os alunos apreciaram a realização destas atividades, manifestando o seu agrado, sobretudo, pela observação microscópica das várias etapas do desenvolvimento embrionário do pinto.
Estão agora a trabalhar nos relatórios científicos, parte imprescindível do trabalho de investigação científica.
Estas atividades inscrevem-se no desenvolvimento de competências do PASEO, contribuindo ainda para a promoção de aprendizagens específicas e transversais da disciplina de biologia. Com estas atividades pretendeu-se o aprofundamento de conceitos úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.
A professora responsável,
Élia Martins