Loading...
Notícias

EMBL Insight Lecture 2023 “Uncovering the origin of learning and memory – A journey into the evolution of nervous systems”

Na passada 3ªfeira, dia 14 de novembro, decorreu uma palestra promovida pelo EMBL (Laboratório Europeu de Biologia Molecular) sobre “Uncovering the origin of learning and memory – A journey into the evolution of nervous systems” (Descobrindo a origem da aprendizagem e da memória – Uma viagem à evolução dos sistemas nervosos).

Estas palestras promovidas pelo EMBL (“Insight Lecture” anual) são especialmente desenhadas para alunos do ensino secundário, tendo os cientistas uma linguagem mais fácil.

Ao longo de 90 minutos, em formato zoom, os alunos do 10ºB, 12ºA e 12ºB assistiram a uma apresentação sobre a importância do cérebro e o processo de aprendizagem, puderam colocar dúvidas e ficaram a conhecer as mais recentes descobertas nesse campo científico.

A origem do sistema nervoso central é um dos últimos mistérios remanescentes na evolução animal. Como era o primeiro sistema nervoso e em quais animais ele ocorreu? Que tipo de cérebro possuía o famoso último ancestral comum dos vertebrados, anelídeos e insetos? E podemos reconstruir sua forma e função? A ajuda para responder a estas perguntas vem de uma fonte inesperada: pequenos vermes marinhos.

Na Palestra EMBL Insight 2023, o Dr. Detlev Arendt apresentou o emocionante campo da evolução do sistema nervoso e levou-nos numa jornada para descobrir mais sobre os primeiros neurónios e seu papel na coordenação do movimento corporal e da fisiologia em animais antigos. A palestra mostrou como, ao investigar anelídeos marinhos e outros vermes marinhos que mudaram relativamente pouco ao longo dos últimos 540 milhões de anos, Detlev e a sua equipa conseguem tirar conclusões sobre o cérebro primitivo que estava presente nos primeiros antepassados ​​de animais com simetria bilateral. 

Sempre em inglês, os nossos alunos e os seus colegas de outros países tiveram a oportunidade de visitar, virtualmente, um dos centros de produção de conhecimento mais conceituado da Europa, localizado em Heidelberg.

Os objetivos de estimular a curiosidade científica, promover o contacto com instituições de produção de conhecimento científico e promover o desenvolvimento de uma literacia científica foram atingidos.

No final, os alunos salientaram os aspetos mais interessantes:

“Na envolvente palestra sobre a memória e aprendizagem, mergulhamos em uma fascinante jornada cognitiva. Explorando os intricados meandros do nosso cérebro, o palestrante tecnicamente desvendou os segredos da memória, iluminando as sinapses que fundamentam nossa capacidade de aprender. Uma sinfonia eloquente de neurociência, a apresentação elevou a compreensão da audiência para além das fronteiras do conhecimento, revelando a intrincada dança entre a memória e o processo de aprendizagem, transformando conceitos abstratos em uma melodia didática memorável.” Henrique Jesus, 12ºB

“A palestra “Uncovering the origin of learning and memory – A journey into the evolution of nervous systems” pelo Dr. Detlev Arendt foi muito interessante. Aprendi novos conceitos e também aprendi mais sobre os primeiros neurónios e seu papel na coordenação do movimento corporal e na fisiologia em animais ancestrais e como nossas estruturas se relacionam com as de estes animais através da evolução. Gostei muito da palestra e espero poder assistir à próxima EMBL Insight Lecture.” Júlia Amorim, 12ºB

“Foi interessante perceber a evolução do sistema nervoso desde os seres mais simples como as esponjas até aos seres humanos assim como o seu funcionamento. Tive algumas dificuldades em perceber algumas imagens que foram apresentadas.” Mariana Carvalho, 12ºA

Para saber mais sobre as investigações no EMBL:  https://www.embl.de/

As professoras Élia Martins e Isabel Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.