Curso de formação em Praga – Pedagogias efetivas no século XXI
De 10 a 15 de julho, quatro professores do agrupamento (Anabela Farinha, Carlos Lopes, Itália Temudo e Sónia Brás), frequentaram o curso de formação “Pedagogias efetivas no século XXI”, em Praga, no âmbito do programa Erasmus KA1.
Neste curso de formação foram apresentadas e desenvolvidas pedagogias centradas no aluno ancoradas em abordagens que ganham força em todo o mundo: a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem com recurso às TIC, a aprendizagem colaborativa e o pensamento criativo para resolução de problemas.
Essas abordagens foram exploradas em situações reais de aprendizagem, foram explorados recursos, apresentaram-se práticas assentes na diferenciação e conducentes ao sucesso de um maior número de alunos, discutiram-se prós e contras das diferentes metodologias e motivou-se para o uso de rubricas na avaliação dos resultados da aprendizagem.
Os docentes participantes, no papel de alunos, foram convidados a envolveram-se em dinâmicas de aprendizagem e de trabalho colaborativo com docentes da Itália, de Espanha, da Grécia, do Chipre, da Polónia, da Eslováquia, da Hungria e da Ilha de Reunião.
Tratou-se de uma experiência muito enriquecedora para todos os envolvidos pelo alargar de horizontes, pelo conhecimento de outras realidades educativas e pela motivação e vontade em fazer diferente no interesse dos alunos.
Do mesmo modo, foi possível conhecer parte do património e da cultura da cidade anfitriã contribuindo para o enriquecimento cultural.