Loading...
Notícias

A dança como inspiração e interação positiva

No dia 16 de março, os alunos do 11ºB foram em visita de estudo à Companhia de Dança de Almada no âmbito da disciplina de Português, acompanhados pela professora da disciplina, Maria José Januário e pela professora de Filosofia, Susana Guerreiro.

A visita de estudo teve o intuito de proporcionar aos alunos uma perspetiva da contribuição da expressão artística para o equilíbrio pessoal, desenvolver interações positivas e literacia emocional perante a contemplação artística, e consequentemente conhecer o dia-a-dia dos bailarinos profissionais da companhia.

À chegada dos alunos no estúdio, os bailarinos já se encontravam a ter uma aula de dança contemporânea que serviu como aquecimento após o qual, Maria João Franco, a fundadora da companhia profissional, esteve à conversa com os alunos sobre a diversidade de tipos de dança e da oferta da escola de ensino artístico especializado de dança.

Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer os bailarinos através de perguntas, e uma pequena exibição, um solo, um dueto e uma coreografia de grupo, respetivamente, da peça “Agarra a minha mão” de Tiago Manquinho e “RGB” de Jon López e Martxel Rodriguez.

Em resposta a uma das perguntas foi descrito o processo de criação e inspiração por parte dos criadores e intérpretes no que toca ao desenvolvimento de uma peça. No fim, os alunos tiveram o privilégio de tirar uma foto de grupo com os bailarinos e professores da Campainha.

O balanço da visita de estudo foi bastante positivo. Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com um meio diferente para muitos, onde aprenderam a apreciar o valor da arte da dança. Valores como a resiliência, motivação, esforço e superação foram desenvolvidos o que se revela muito proveitoso para os alunos no âmbito da reflexão e aprofundamento do Projeto de leitura.

Reportagem e fotografias de:

Iara Cabral nº6, Lara Pedro nº10, Luíza Antunes nº12, Maria Rita nº13, Mariana Carvalho nº14, 11ºB

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.