No sábado 26 de novembro, alunos das turmas A e C do 12º ano participaram na praia fluvial da Trafaria na sessão de arranque nacional da próxima etapa do projeto europeu “Plastic Piratas Go Europe” (Piratas do Plástico), com uma demonstração pública das atividades de amostragem, identificação e categorização dos resíduos plásticos encontrados em ecossistemas de água doce.
Estes alunos já participaram na edição anterior do projeto e os seus testemunhos também foram recolhidos.
Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto de ciência cidadã que promove o conhecimento da distribuição e abundância de lixo plástico em ecossistemas de água doce na Europa. Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021.
Atualmente, a fase de europeização da campanha conta já com o envolvimento de 10 países dos Estados Membros para a edição de 2023/24: Alemanha, Portugal, Eslovénia, Áustria, Bélgica, Bulgária, Hungria, Itália, Lituânia e Espanha.
Em Portugal, a Ciência Viva é responsável por coordenar o trabalho com as escolas, fazendo a ligação entre estas e as instituições académicas envolvidas neste projeto.
Tendo como público-alvo jovens entre os 10 e os 16 anos, este é simultaneamente um projeto de investigação e de educação. Ao mesmo tempo que são sensibilizados para a problemática da poluição, os jovens europeus contribuem de forma ativa para a investigação científica, através da participação em campanhas de amostragem com a componente de identificação e categorização dos resíduos encontrados.
Podem encontrar a notícia sobre esta atividade em:
Para saber mais sobre o projeto podem consultar a página do projeto: https://www.plastic-pirates.eu/en
As professoras responsáveis: Élia Martins, Dulce Pinto e Ana Paula Reis.