Loading...
Notícias

Erasmus + KA2 – Strategic Partnership 2019-2022

 CONNECTING SEAS

 Ref. No: 2019-1-RO01-KA229-063231_4

Link Facebook

https://m.facebook.com/search/top/?q=connecting%20seas%20-%20erasmus%2B%20ka229&tsid=0.29364257600748256&source=result

Links eTwinning

https://twinspace.etwinning.net/94628/home

https://twinspace.etwinning.net/94628/pages/page/730530

https://twinspace.etwinning.net/94628/materials/images

 

PORTUGAL

Atividades de Disseminação

https://drive.google.com/file/d/1R5eG-lvYhD5Fr7P34M-0k_LYsYtDvE9U/view?usp=sharing

Aula nº 1

https://drive.google.com/file/d/1dEukMsJzyEuQ22Q198rOZ0T0Rctg_5so/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1m-8vqgP_ySJ6rGbW-yyfoOQe2dTcLPhJ/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1sAHkQkG2RIC6IeO-02KGFZnXZMOghvJ0/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1K0ufxTFn-3gycH4i-cjqsIeXR7BS7WQg/view?usp=sharing

Aula nº 2

https://drive.google.com/file/d/1HOMeAj_umiuLzdQP4MLdzoRP3tEB_wdC/view?usp=sharing

https://youtu.be/Wb0_fJsH_v8

Aula nº nº 3

https://drive.google.com/file/d/18wl3CpNiK4QvK-Km42XUu0QIGdMWcaJQ/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1w_roFhqujK7L76M7dESFOK5xI0rfTxRF/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1Cn99KOf7NfBuPNrkcBl0QK-WZ6tLR1c0/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1WpLC7V7q8f2TxtF3xni7HoBFGdG1de8q/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/16mgM1OS3mdP6YGaZIJ477bW8gtcTwXOq/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1t91_h711o9QOwvU6ZWJIgn8NDnhfwhEG/view?usp=sharing

Aula nº 4

https://drive.google.com/file/d/1N13J_22Oxi3O3y6tbgyT4o3JO22cFDNd/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1SsgGxt5iFNP7fGdGocC8AnLu4Gt2L3Q8/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1wcB-07RrgPV6wE-iHqX-hcY_cIhGL18K/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1BsWeJQRa4c2AvypGCg0PlE3C-Ks4-hpv/view?usp=sharing

https://youtu.be/jM4UQoM02E8

https://youtu.be/29bwGiehKQI

 

https://twinspace.etwinning.net/files/collabspace/8/28/628/94628/files/c1b9b9dd3.pdf

https://twinspace.etwinning.net/files/collabspace/8/28/628/94628/files/b572b4c5b.pdf

C2 – Mobility AEAA, Almada, Portugal, 2022

http://www.anselmodeandrade.pt/aeaa/index.php/2022/03/08/projeto-erasmus-connecting-seas/

Italian article

C1 – Mobility Romania, Colegiul Tehnic Ana Aslan, 2019

http://www.anselmodeandrade.pt/aeaa/index.php/2020/01/20/erasmus-connecting-seas/

C4  – Mobility Cluj-Napoca (dissemination activity in AEAA)

https://www.emaze.com/@ALRTFRQIL/connecting-seas?autoplay

C4 – Mobility Romania, Liceul Teoretic Avram Iancu

http://www.anselmodeandrade.pt/aeaa/index.php/2022/06/06/erasmus-connecting-seas-chegou-a-romenia/

 

Descrição do Projeto

 

O mar –que nos separa e une, tem sido uma inspiração para os poetas e um desafio para os cientistas, um deserto salgado e ao mesmo tempo um habitat de seres vivos surpreendentes, ponto de partida para migrantes e conquistadores, local de recreação e luta pela sobrevivência. Estudantes de diferentes zonas costeiras da Europa (Mar Negro, Atlântico, Mediterrâneo) trabalharam de forma transcurricular e transcultural em vários aspetos do tema ‘mar’; combinaram ciências naturais e humanas e apresentaram resultados das suas pesquisas usando atividades científicas e criativas.

A idade dos alunos envolvidos era de 14 a 18 anos. Os parceiros deste projeto perceberam que os adolescentes de hoje devem ser abordados de uma forma diferente do que as gerações anteriores aprenderam. Os adolescentes de hoje devem ser ensinados de uma forma mais inclusiva e centrada no aluno, que integre diferentes disciplinas, métodos e ideias que lhes proporcione uma experiência holística. Apresentamos um ambiente de aprendizagem onde eles podem pensar fora da caixa e sair de suas zonas de conforto, onde podem desenvolver suas habilidades comunicativas, ser mais criativos, trabalhar em conjunto com seus pares de toda a Europa, entender e aceitar a cultura, as raízes, as crenças de cada nação e as tradições no verdadeiro espírito democrático da Europa. Os alunos encontraram as raízes comuns de nossa existência, tanto como homens, como europeus: os professores foram capazes de apontar os traços comuns de nossa cultura antiga e da geografia compartilhada e mostrar aos seus alunos que, por mais fragmentados que estejamos agora, temos um passado em comum, e assim começaram a sua jornada para se tornarem cidadãos mais tolerantes na Europa atual.

As atividades do projeto promoveram:

– Uma abordagem curricular transversal na educação científica, a fim de proporcionar um ambiente de aprendizagem desafiador para os alunos expressarem sua criatividade

-Um aumento da motivação dos alunos para a cultura e as artes criativas;

-O aumento do respeito dos alunos por outras culturas e o combate ao radicalismo

– O desenvolvimentodas capacidades dos alunos em TIC, ajudando-os a usá-las num contexto novo e criativo

– A utilização de capacidades produtivas na língua inglesa

– Motivação escolar, proporcionando aos alunos algo desafiador para estudar

– A construção de comunidades mais fortes nas escolas, tanto a nível local

como internacional

– O aumento da motivação dos professores e incentivo face ao seu

desenvolvimento profissional contínuo.

Havia 2 grandes áreas de ensino, aprendizagem e formação: PATRIMÓNIO CIENTÍFICO e PATRIMÓNIO CULTURAL. A duração do projeto foi dividida em 4 períodos principais, com um tema escolhido de cada área que foi estudadodurante as mobilidades físicas e virtuais:

1 –A Diversidade da Vida Marinha,

2- As Migrações por mar,

3 –O Mar em Perigo,

4 –Os Conquistadores do Mar

 

Tendo em vista a elaboração dos PRODUTOS FINAIS, foram utilizados os seguintes meios: a página eTwinning, as brochuras digitais e o livro digital, o projeto foi realizado de forma transnacional e transversal. As equipes internacionais de alunos reuniram informações e trabalharam juntas um tópico de pesquisa específico. Durante as mobilidades físicas e durante as videoconferências online, alunos e professores das quatro escolas parceiras apresentaram os seus projetos de investigação numa conferência organizada pela escola de acolhimento, quer como simpósio científico, quer como palco de debate público e artes performativas.

Esse esforço em equipe, onde alunos de diferentes países trabalharam juntos por um objetivo comum, proporcionou uma experiência poderosa a todas as partes envolvidas não apenas no presente, mas nas suas vidas e carreiras posteriores.

Também envolveu ativamente as comunidades escolares, entidades científicas e culturais nas atividades de ensino/aprendizagem para a compreensão dos mares e oceanos e da sua influência nas nossas vidas, sem esquecer o nosso próprio impacto neste recurso natural. Todos os parceiros colaboraram estreitamente com as universidades e centros de pesquisa locais nas suas cidades e firmaram parcerias com eles para as atividades de aprendizagem ao longo da duração do projeto.

Os OBJETIVOS PRINCIPAIS do nosso projeto foram:

– Estimular o interesse dos alunos pelas ciências naturais e STEAM (Science, Technology, Engineering Arts and Mathematics)

– Sensibilizar para as questões ambientais atuais relacionadas com o mar

– Estimular o interesse pelos testemunhos do património cultural e encorajar os contactos com pares de outros países europeus

– Promover a curiosidade e alargar o conhecimento de outras culturas europeias

– Incentivar o uso de ferramentas TIC

– Promover o ensino e a aprendizagem autênticos de uma língua estrangeira, ou seja, o inglês, usando o método CLIL (Content Language Integrated Learning)

– Aumentar as capacidades e competências dos professores, bem como desenvolver seus conhecimentos profissionais

– Ainternacionalização das escolas.

Os principais métodos que nos ajudaram a atingir nos ossos objetivos incluíram PBL (Problem-Based Learning), aprendizagem e ensino entre pares, aprendizagem combinada, resolução de problemas, aprender fazendo, workshops, discursos públicos e debates. Acreditamos que essas competências do século XXI, foram desenvolvidas pelos nossos alunos, bem como pelo corpo docente.

Os principais objetivos do projeto superaram nossas intenções iniciais; a duração do projeto foi prolongada por mais um ano devido à pandemia que nos ofereceu a oportunidade de aprofundar a pesquisa sobre os quatro temas principais. Os PRODUTOS FINAIS são:

  1. O website e o Twinspace do projeto alojados na plataforma eTwinning, composto por páginas dedicadas a: descrições das escolas parceiras, votação do logótipo do projeto, descrições das Atividades de Formação e Aprendizagem/Ensino do Pessoal, Reunião virtual online durante a pandemia, páginas com as aulas e apresentações produzidas conjuntamente pelos professores e alunos envolvidos, Avaliação e avaliação do LTA etc.(originalmente,o URL era https://twinspace.etwinning.net/94628/pages/page/730530 mas devido à migração para a nova plataforma que não temosacesso à nova página)
  2. O Livro `Connecting Seas` (Ano 1,2 e 3) – um guia educacional transcurricular com mais de 150 páginas com planos de aula sobre os quatro principais tópicos da parceria –A Diversidade da Vida Marinha, As Migrações por Mar, O Mar em Perigo, Os Conquistadores do Mar – uma produção conjunta de professores das 4 escolas parceiras, com ISBN.
  3. Quatro Brochuras produzidas conjuntamente pelos alunos das quatro escolas parceiras, contendo as suas apresentações sobre os quatro temas principais estudados (A Diversidade da Vida Marinha, As Migrações Marítimas, O Mar em Perigo, Os Conquistadores do Mar).

Todos os resultados finais são gratuitos para uso e download na plataforma ERP e nos sites de nossas escolas.

Todos os quatro parceiros acham que as atividades do projeto conseguiram atender às seguintes necessidades:

– A necessidade de uma abordagem transcurricular na educação científica de forma a proporcionar um ambiente de aprendizagem desafiante para os alunos expressarem a sua criatividade

– A necessidade de incluir mais ferramentas digitais no ensino/aprendizagem

– A necessidade de fazer algo diferente do trabalho quotidiano e fragmentado na escola.

Assim, as atividades do projeto conseguiram:

– Aumentar a motivação dos alunos para a cultura e as artes criativas

– Aumentar o respeito dos alunos por outras culturas e combater o radicalismo

– Desenvolver as competências de TIC dos alunos, e ajudá-los a usarem-nasnum contexto novo e criativo

– Incentivar o uso de habilidades produtivas na língua inglesa;

– Combater a falta de motivação escolar, proporcionando aos alunos algo desafiador para estudar

– Construir comunidades mais fortes nas escolas, tanto a nível local como internacional

– Aumentar a motivação dos professores e incentivar o seu desenvolvimento profissional contínuo das competências pedagógicas.

Em termos de resultados, este projeto proporcionou a oportunidade única para as escolas parceiras continuarem a desenvolver a colaboração de longo prazo (escolas italianas e portuguesas foram nossas parceiras em 2 projetos Erasmus KA2 anteriores), mas também para formar uma nova escola – Liceul Teoretic Avram Iancu – no que é e faz o programa Erasmus. A nossa colaboração foi caracterizada pela mútuaconfiança, cooperação efetiva e comprometimento com os objetivos e metas do projeto. Tanto os alunos como os professores, produziram aulas transcurriculares e materiais didáticos usando métodos inovadores (CLIL,

aprendizagem entre pares, PBL); aprenderam a trabalhar em equipa e a comunicar de forma eficiente; melhoraram sua adaptabilidade e flexibilidade socio emocional; pesquisaram e destacaram as suas realizações culturais e educacionais; estabeleceram relações significativas com as universidades e laboratórios de pesquisa locais; contribuíram para a alta qualidade das atividades do projeto; desenvolveram um sentimento mais forte de pertença europeia e procuraram ser melhores cidadãos europeus.

Ao produzir resultados finais como o website eTwinning, o livro online e as brochuras, garantimos o acesso aberto a recursos educativos valiosos para alunos e professores de toda a Europa (e não só).

Todos os participantes foram expostos à inclusão, diversidade cultural e tolerância. Todos nós entramos em contato direto com outros dois povos latinos, tendo assim a oportunidade de aprender uns com os outros, valorizar a nossa formação comum e superar qualquer barreira cultural e linguística.

Alunos e professores trabalharam em equipas transnacionais mistas, usaram ferramentasdigitais constantemente, adquiriram capacidades de pesquisa, boas competências de comunicação em inglês e capacidade de gestão de tempo necessárias para alcançar o sucesso, entenderam melhor a aprendizagem ao longo da vida, aprenderam por meio da sua própria experiência, apoiaram-se uns aos outros nos tempos difíceis da pandemia, encontraram soluções para continuar a trabalhar online e offline e também construíram sua resiliência. Assim, todos se familiarizaram com a aprendizagem e o ensino entre pares, a autoavaliação, aprenderam a fornecer feedback eficiente e desenvolveram tolerância e empatia para com os outros.

Além disso, o facto de trabalharem temas tão desafiantes, levou-os a desenvolver o pensamento crítico,a resolução de problemas e melhorar a sua capacidade de autoanálise.

Plataforma dos Resultados dos Projetos Erasmus:

https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2019-1-RO01-KA229-063231

 A Coordenadora

Fernanda Martins Farromba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.