No passado dia 23 de fevereiro, os alunos das turmas A e B de Biologia do 12º ano deslocaram-se, acompanhados de 3 professores, à Universidade Lusófona para participar no programa Criar Saberes.
No âmbito deste programa, os alunos, divididos em dois grupos, trabalharam nas seguintes atividades laboratoriais/experimentais:
No laboratório de Genética/Biologia Molecular, no âmbito da atividade “DNA, onde está o criminoso?”, os alunos familiarizam-se com o processo de hidrólise de ADN, de eletroforese em gel de agarose e de identificação de padrões de restrição do ADN. Em suma, com a técnica de “DNA fingerprinting” e a sua utilização nas mais diversas áreas da biologia e biotecnologia.
No laboratório de Microbiologia dos alimentos, os alunos experimentaram algumas das técnicas básicas de um laboratório de microbiologia e as suas aplicações, aprendendo como se isolam, como se cultivam e como se identificam vários tipos de microrganismos obtidos de várias amostras e a conhecer um pouco mais os microrganismos que nos rodeiam. Concretamente, foi feita a análise microbiológica de iogurte e kefir com a técnica de coloração gram e observação microscópica.
Estão agora a trabalhar nos relatórios científicos, parte imprescindível do trabalho de investigação científica.
Após um intervalo de dois anos, voltámos a poder realizar aulas fora das nossas instalações, beneficiando das instalações bem como do apoio e orientação de professores universitários.
Com estas atividades pretendeu-se o aprofundamento de conceitos úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.
A professora responsável, Élia Martins