A Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade comemorou, no passado dia 22 de abril, o Dia da Terra com mais uma edição do Congresso das Ciências.
Ao longo do dia, vários convidados conversaram com os alunos acerca dos seguintes temas:
– Descobrir o passado para prever o futuro: Paleoceanografia e os corais profundos – Lélia Matos investigadora (e ex-aluna da escola) (CCMAR housed at IPMA, I.P. (DivGM);
– Aventuras pelo mundo da ciência – investigadora Sofia Carlton, cientista sénior, lidera atualmente o programa de doenças metabólicas na Evelo Biosciences (Boston);
– Da Anselmo de Andrade ao IST e à Assembleia da República – Filipe Pacheco, Deputado eleito (partido socialista) e que integra a Comissão do Ambiente e ex-aluno.
Estas sessões permitiram a partilha do percurso académico e profissional dos convidados, designadamente dos desafios que enfrentaram e das suas conquistas. Proporcionaram a colocação de questões pelo público e o esclarecimento de dúvidas e contribuíram para aprofundar conhecimentos e estabelecer a ligação entre os conhecimentos teóricos, a vida prática e a responsabilidade social num planeta que urge proteger.
Também os alunos apresentaram os seus trabalhos à comunidade científica e aos colegas. Alguns dos temas tratados:
- Don’t see plastic, see beyond;
- Erasmus+ Ocean Literacy;
- Consumo excessivo de carne;
- Os oceanos numa garrafa de água;
- Espécies em Extinção – Rinocerontes;
- Ruído;
- Alterações Climáticas.
Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, este tema também não podia ser esquecido. Os alunos do 12º ano apresentaram os seus trabalhos sobre as vacinas, sensibilizando ativamente a população escolar para a importância da vacinação (https://www.emaze.com/@AOTZIZFCC/a-importncia-das-vacinas)
Também a dinamização de workshops permitiu a realização de trabalho interpares que tanto acarinhamos.
Foram disponibilizados trabalhos de alunos de diferentes anos de escolaridade, no separador “exposições virtuais”- Histórias de animais marinhos migradores, Há vida nas zonas húmidas, Dia Internacional da Antártida, Vacinação e Combustíveis: fósseis e alternativos- e foram hasteadas as bandeiras dos projetos Escola Azul e Eco-Escolas.
Claro que o Congresso d@s Ciências só foi possível com o apoio indispensável das tecnologias de comunicação a distância!
O nosso agradecimento a todos os participantes!