No dia 4 de novembro, 2ªfeira, os alunos da turma A do 12º ano, no âmbito da disciplina de Biologia, deslocaram-se a Lisboa, às instalações da Universidade Lusófona, para realizar duas atividades experimentais no âmbito do projetoCriar Saberes.
O projeto “Criar Saberes” iniciou-se há mais de 17 anos e a sua evolução e reconhecimento resulta da integração de diferentes áreas científicas do ensino secundário e da sua constante adequação aos programas curriculares e à inovação das atividades apresentadas. O projeto está direcionado para os alunos do 10º, 11º e 12º anos, em diferentes áreas científicas do ensino secundário, coloca ao dispor dos alunos uma série de atividades práticas nas áreas da Química, Biotecnologia, Ambiente, Genética, Medicina e Gestão.
Na primeira atividade, Desenvolvimento Embrionário do Pinto, durante uma sessão de duas horas, os alunos assistiram à abertura de ovos fertilizados de galinha em diferentes fases de desenvolvimento, observando o método de isolamento do embrião a partir da gema do ovo. As imagens destes embriões vivos, depois de dispostos em caixas de Petri para melhor visualização, foram projetadas num monitor de alta resolução, de forma a todos os presentes poderem distinguir os seguintes fenómenos: 1. Diferenciação do coração; 2. Início do batimento cardíaco; 3. Sistema de circulação do sangue através das membranas circundantes; 4. Início do desenvolvimento cerebral; 5. Diferenciação e crescimento dos três compartimentos do encéfalo embrionário; 6. Início e desenvolvimento da segmentação da mesoderme em sómitos.
Na segunda atividade, Clonagem de genes – introdução às técnicas básicas de biologia molecular, durante a sessão de duas horas, os alunos cultivaram, transformaram culturas de bactérias de Escherichia coli com o plasmídeo pGlo® e analisaram transformações anteriores realizadas nos diferentes meios de cultura utilizados. Com estas demonstrações pretendeu-se que os alunos contactassem com importantes conceitos de biologia molecular tais como: -Organização genética de procariotas; -Crescimento e seleção de estirpes bacterianas; -Replicação, transcrição e tradução; -Regulação da transcrição; -Estirpes hospedeiras e marcas de seleção; -Vetores de clonagem; -Bases de dados genómicas; -Polymerase Chain Reaction, PCR; -Enzimas de Restrição; -Transformação de E. coli HB101 com o plasmídeo pGlo®.
Em ambas as atividades, pretende-se que os conceitos científicos sejam úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.
A professora de Biologia, Élia Martins