A Identidade do Agrupamento
Missão
Acolher, Acompanhar e Integrar para Criar Futuro
Visão
Dar corpo a um conjunto de tarefas necessárias para a construção de uma instituição que permita gerar condições de crescimento integral a todos os jovens que a frequentam bem como oportunidades de desenvolvimento profissional para todos, independentemente da função desempenhada.
Valores
Responsabilidade, cooperação, autonomia e empreendedorismo
A trilogia formada pela Missão, Visão e Valores representa a nossa identidade Organizacional.
História da Escola Anselmo de Andrade
As origens da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade remontam ao ano de 1955, ano em que foi criada a Escola Industrial e Comercial Anselmo de Andrade, que funcionou na rua D. João de Portugal. Três anos mais tarde, esta escola desdobrou-se dando origem a duas sendo elas: a Escola Preparatória D. António da Costa que permaneceu nas instalações de origem, nos Caranguejais e a Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro, a funcionar no seu edifício actual, na rua Luís Queirós.
Só em 1971, em plena reforma Veiga Simão, pelo decreto-lei n.º 457/71 de 28 de Outubro, nasceu a Escola Técnica Comercial Anselmo de Andrade, autonomizando-se daquela que passou a ser, então, a Escola Técnica Industrial Emídio Navarro. A escola Anselmo de Andrade voltou a ocupar as instalações da rua D. João de Portugal (1972) e, posteriormente (1973), os pavilhões do antigo edifício da secção de Almada do liceu D. João da Costa, situado na Praça S. João Baptista. Em 1980 foram ampliadas as suas instalações com a criação de um anexo, depois secção, na Praça Gil Vicente, onde funciona actualmente a Escola Secundária Elias Garcia.
Na altura da sua criação havia na Escola Secundária Anselmo de Andrade cerca de 50 professores e 7 funcionários. Os cursos que existiam na altura eram o Curso Geral de Comércio, o Curso Geral de Administração e Comércio e Cursos Complementares de Administração e Comércio. A separação em relação à Escola Emídio Navarro, levou a que os Cursos Comerciais ficassem na Escola Anselmo de Andrade e os Cursos Industriais ficassem na Escola Emídio Navarro. Nessa altura não havia Conselho Directivo, mas sim um director, o doutor Brandão.
No ano lectivo de 1986/87 a escola passou a funcionar nas actuais instalações, na rua Ramiro Ferrão.
A Escola Secundária Anselmo de Andrade foi fundada em 1971, como necessidade sentida pelo crescimento industrial da cidade de Almada. Inicialmente vocacionada para a formação de pessoal administrativo, com a reforma do Ensino Secundário ocorrida após a Revolução de 25 de Abril de 1974, veio a ocupar lugar de destaque na formação da Comunidade Educativa, através da diversidade de cursos que passou a oferecer. A escola situa-se actualmente numa área recentemente urbanizada, junto do acesso directo à ponte 25 de Abril, recebendo estudantes no Ensino Básico provenientes dos bairros mais antigos da cidade – Pombal, Bairro – e das novas artérias circundantes das freguesias de Cova da Piedade e Pragal; no Ensino Secundário a área de residência dos estudantes é bastante mais larga devido às contingências das áreas/cursos opcionais existentes na escola.
Infra-Estruturas
Este estabelecimento de ensino tem lotação para 1200 alunos desde o 2º ciclo até ao secundário está equipado entre 7 a 9 salas de aulas por 5 blocos r/c e 1º piso.
Existem salas especificas como: Laboratórios (FQ e CN), Ed. Visual, Ed. Musical, Ed Tecnológica, Olaria/Cerâmica e Biblioteca.
Centro de recursos:
- Papelaria;
- Refeitório;
- Bar para alunos;
- Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência;
- Polivalente;
- Campo de jogos ( relvado sintético);
- Sala de convívio para os alunos;
- Zonas diversas no exterior para convívio.
Contactos
Escola Sede
Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
ENDEREÇO
Rua Ramiro Ferrão 2809-011 Almada
TELEFONES
21 272 3590
932 723 590
(Fax) 21 274 9433
E-MAIL
diretor@anselmodeandrade.pt