Loading...
Notícias

“Raparigas na Ciência” da Anselmo de Andrade

Quatro alunas da nossa escola estão entre as 107 que integram o 3º volume do livro “Raparigas na Ciência” editado pelo Ciência Viva.

Esta iniciativa visa comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência dando a conhecer os rostos de mais de 100 jovens que têm a ciência presente nas suas vidas. São de todo o país (de 28 concelhos de Portugal, de 54  escolas), frequentam entre o 1.º ciclo e o ensino secundário e estão envolvidas em mais de 100 projetos e competições internacionais de diferentes áreas científicas.

Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, salientou a importância da comemoração deste dia, na ONU:

 https://www.youtube.com/watch?v=twUefip5bAI

Desde 2022, mais de 300 jovens de todo o país participaram já nesta iniciativa, de que resultaram três publicações. A capa é um espelho onde se espera que outras jovens queiram projetar a sua imagem, inspirando-as a seguir carreiras profissionais em ciência e tecnologia. É também um contributo para um debate alargado sobre a importância de envolver as raparigas, desde muito cedo, em projetos nestas áreas do conhecimento.

Quatro alunas da nossa escola fazem parte deste livro. Participaram em projetos de ciência com elevado empenho, competência e com o desejo de incluir a ciência no seu futuro.

Sara Ferro, do 8ºA (pág. 37 do livro) participou no Climate Action Project: “A curiosidade a respeito de como o mundo funciona leva-me a explorar novas ideias através da ciência. (…) Percebo que a ciência é essencial para encontrar soluções eficazes para melhorar e proteger o planeta. Saber que posso fazer a diferença (…) motiva-me muito.”

Laura Pinto, do 8ºA (pág. 38 do livro) participou no Climate Action Project: “Ainda sou muito nova para saber o que quero fazer no futuro, mas tenho a certeza de que será algo ligado à ciência. (…) Para mim, a ciência é como a magia, porque consegue transformar perguntas em descobertas fascinantes.” 

Rita Casco, do 11ºA (pág. 84 do livro) participou no Pangea Matemática, GAG, Grenlight for girls, Piratas do Plástico, Ciência no Verão – Verão com Engenharia Biomédica da nova FCT, Nautincinblu e Olimpíadas Portuguesas da Matemática e da Biologia: “(…) as raparigas são capazes de mudar o mundo. A  ciência é igualitária, dá sas às mentes curiosas e espaço para a criatividade.”

Beatriz Fonseca, do 12ºB (pág. 100 do livro) participou nos Piratas do Plástico, Em busca dos Suspeitos do Costume, Erasmus +, Laboratórios Abertos: “Desde muito nova que a ciência me fascina pela sua capacidade de desvendar mistérios e responder às grandes questões do mundo.”

O livro pode ser consultado na Biblioteca escolar para poder servir de inspiração a outras e outros alunos que queiram sonhar ciência.

Estas alunas já estão a trabalhar, sob orientação dos seus professores, em novos projetos no atual ano letivo. Em breve daremos mais notícias sobre estes projetos.

Parabéns às alunas, às suas famílias e aos professores que as inspiraram.

Quem quiser ver a sessão completa pode consultar https://www.youtube.com/live/x4LNWzGeCWo?si=KhZ87HN5LxLuKdVp

As professoras responsáveis pela implementação dos projetos referidos:

Élia Martins, Ana Reis, Maria Dulce Pinto, Isabel Marques, Teresa Cardoso, Cláudia Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.