Loading...
Notícias

Traditions and memories: from Italy to Portugal through food and civic celebrations

Entre os dias 5 e 8 de março, visitaram o nosso Agrupamento onze alunos e dois professores, provenientes de duas escolas italianas de Cecina, Toscânia, no âmbito do projeto eTwinning “Traditions and Memories”, coordenado pelas professoras Cátia Borges e Rita Neves, que envolveu os alunos da turma B do 8º ano. 

Desde o início do ano letivo, os alunos descobriram semelhanças e diferenças entre as suas culturas, partilhando informações sobre o património cultural e natural das regiões de Almada e da Toscânia. Esta partilha foi concretizada num peddy paper por Almada, dinamizado pelo grupo disciplinar de Educação Física. 

Os alunos italianos e portugueses abordaram também a importância da agricultura biológica para adotar um estilo de vida sustentável, tendo visitado e realizado uma atividade conjunta na nossa Horta Biológica, em colaboração com a professora coordenadora, Elisabete Miranda. 

A exploração do património cultural teve especial enfoque no 25 de abril, um feriado fundamental em ambos os países. Foi feita uma apresentação conjunta final, muito enriquecedora e animada, no dia 8 de março, em que se trocaram experiências e testemunhos, elaborou-se um painel conjunto e entoaram-se canções alusivas à efeméride em ambos os países. 

O projeto, que culminou com o intercâmbio presencial, contou ainda com a participação de alunos e professores na III Semana Cultural do Agrupamento, que assistiram a uma sessão de fado, gentilmente apresentado pela aluna Íris Miranda (voz), por José Carita (guitarra portuguesa) e por Paulo Miranda (viola) e a outras sessões: “Espetáculo de música e danças tradicionais” e “Canções da revolução – canções de intervenção que marcaram o 25 de Abril de 1974”.

Foi uma semana intensa mas que deixarão boas memórias e marcas nos alunos e professores de ambos os países!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.