Entre 13 e 17 de novembro de 2023, as docentes Margarida Pé-Curto (Educação Pré-Escolar) e Helena Alcobia (Matemática e Ciências) do agrupamento de escolas Anselmo de Andrade participaram no curso “Outdoor and nature-based education and experiential learning” em Espanha, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+KA1.
Este curso decorreu em Tenerife e contou com 20 participantes de diferentes contextos educativos provenientes de 6 países da união europeia.
Neste curso foi possível adquirir e aprofundar conhecimentos acerca de educação ao ar livre através de práticas inovadoras, utilizando metodologias ativas como trabalho em equipa, pesquisa e descoberta, resolução de problemas, estratégias de competição e cooperação, utilização do património natural e cultural como suporte à aprendizagem, dramatização, (entre outras) de forma a aumentar a motivação e o interesse dos alunos e a promover aprendizagens significativas.
Foi ainda possível conhecer dois projetos educativos inovadores com uma forte identidade ecológica e sustentável mas também de intervenção social como a aldeia SOS crianças e a quinta de permacultura EL Mato.
A aldeia SOS crianças para além de ser uma instituição de acolhimento de menores, também desenvolve projetos de prevenção na comunidade envolvente, através de respostas educativas para a primeira infância direcionadas a famílias em situação de risco social como creche jardim de infância, programas de formação profissional, integração no mercado de trabalho e reinserção social. Muitos destes programas decorrem na eco-quinta da aldeia SOS onde são desenvolvidos diversos projetos com escolas e instuições da comunidade.
A quinta de permacultura El Mato, promove práticas agrícolas sustentáveis e ecológicas ao mesmo tempo que promove parcerias educativas com as escolas da comunidade e desenvolve programas de intervenção social através do desenvolvimento comunitário, formação profissional e integração social. Nesta quinta foi possível aprofundar conhecimentos acerca de práticas agrícolas sustentáveis e ecológicas, como compostagem, equilíbrio dos eco-sistemas, bio-construção, gestão e tratamento natural de águas e economia circular.
Este curso permitiu-nos adquirir estratégias para melhorar a motivação e o interesse dos alunos para as aprendizagens, promover estilos de vida mais saudável e sustentável e entender o impacto social que estas atividades podem ter.