Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a professora Sónia Pisa frequentou o curso “Inclusive Education”, que se realizou em Málaga, no âmbito do programa Erasmus+ KA1.
Este curso apresentou uma nova abordagem sobre a Educação Inclusiva, evidenciando, através de diversas atividades práticas, que é essencial que o professor desempenhe um papel de facilitador de discussão e diálogo entre os alunos, de forma a criar uma maior ligação interpessoal entre alunos e aluno-professor.
Um dos pontos principais deste evento foi transmitir que esta envolvência e aprendizagem mútua pode ser tão relevante como levar os alunos a “compreenderem” perfeitamente os conceitos e ferramentas que lhes são transmitidos, ajudando-os, assim, a sentirem-se parte de uma comunidade inclusiva, e transmitindo-lhes a segurança necessária para prosseguirem com a sua aprendizagem.
Alguns dos tópicos abordados incidiram sobre: a organização e preparação de ambientes de sala de aula inclusivos; a construção de uma comunidade dentro da sala de aula; o desenvolvimento de empatia e o respeito pelas diferenças nos alunos; o reconhecimento da importância da Educação para os Direitos Humanos como ferramenta para combater/prevenir a discriminação nas escolas e a troca de ideias, experiências, materiais e práticas interculturais entre colegas.
Esta formação contou com a participação de docentes de Portugal, Grécia e Irlanda, o que enriqueceu a troca de experiências e práticas, bem como possibilitou a cooperação de projetos futuros com esses países.
Todos os participantes tiveram também a oportunidade de conhecer o património e a cultura da cidade anfitriã, graças a vários eventos que foram organizados pela instituição.
A professora participante agradeceu a oportunidade de ter participado neste projeto, uma vez que foi uma mais-valia, quer a nível pessoal quer a nível profissional.