A nossa Escola esteve, mais uma vez, a trabalhar no projeto Sea Beyond, uma parceria PRADA/UNESCO, a convite desta organização.
Duas turmas de 10º ano de Ciências e Tecnologias (A e B) foram desafiadas a pensar “Como se pode criar uma representação digital do oceano?” No âmbito deste desafio, trabalhamos de forma colaborativa os Princípios da Literacia do Oceano 4, 5 e 6 com ligação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8, 9 e 14. O projeto foi desenvolvido numa metodologia de trabalho de projeto nas disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química A, Inglês e Cidadania e Desenvolvimento.
Com este tipo de atividades (“Learn, Think, Act”) visa-se o desenvolvimento nos alunos de uma literacia científica sobre a problemática dos oceanos e, principalmente, a motivação para agir em prol de um futuro mais sustentável.
Para saber mais sobre o mapeamento do fundo oceânico e o projeto de Extensão da Plataforma Continental, as duas turmas deslocaram-se a Paço de Arcos, às instalações da EMEPC, para observar as potencialidades do ROV LUSO e conversar com os pilotos deste equipamento de estudo do oceano, António Calado e Andreia Afonso. Mas a investigação não parou por aí e, como resultado, houve a produção de vários artigos científicos, em língua inglesa, sobre tecnologias de exploração do fundo marinho. Um grupo de trabalho desenvolveu um ROV (veículo remotamente operado) e outros grupos alertaram a comunidade educativa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O vídeo final (Our (Un)Know Ocean) foi submetido a concurso internacional…. Mas não ganhou. É pena. Mas não desanimamos e aprendemos muito.
Aqui está a nossa campanha (Vídeo: https://youtu.be/7k7S6jw3Ug0) e explicação (Our (UN)Known Ocean_AnselmodeAndrade)
Para saber mais sobre o projeto Sea Beyond:
https://www.pradagroup.com/en/sustainability/cultural-csr/prada-re-nylon-sea-beyond-unesco.html
Para saber mais sobre o Projeto Escola Azul: